Em C#, as variáveis são usadas para armazenar dados temporários, como números, textos, ou valores booleanos, durante a execução de um programa. Elas são fundamentais para a manipulação de dados e para o funcionamento das operações dentro de qualquer programa. Cada variável tem um tipo de dado associado a ela, o que define o tipo de valor que a variável pode armazenar.
Declaração de Variáveis
Em C#, uma variável é declarada especificando seu tipo e nome, seguido de um valor opcional. A sintaxe básica para declarar uma variável é a seguinte:
tipo nomeDaVariavel;
Exemplo:
int idade; // Declara uma variável do tipo inteiro chamada 'idade'
Se desejar atribuir um valor a essa variável, pode fazer na mesma linha ou em uma linha separada:
idade = 25; // Atribuindo o valor 25 à variável 'idade'
Ou você pode declarar e inicializar a variável ao mesmo tempo:
int idade = 25; // Declara e inicializa a variável 'idade' com o valor 25
Tipos de Variáveis em C#
Os tipos de variáveis em C# são amplamente divididos em duas categorias:
- Tipos de valor: Armazenam diretamente o valor da variável.
- Tipos de referência: Armazenam uma referência para o local onde o valor está armazenado na memória.
1. Tipos de Valor
Os tipos de valor são tipos primitivos que armazenam dados diretamente e incluem os tipos numéricos, booleanos e outros tipos simples.
- Numéricos Inteiros:
int
: Representa um número inteiro de 32 bits.long
: Representa um número inteiro de 64 bits.short
: Representa um número inteiro de 16 bits.byte
: Representa um número inteiro de 8 bits (não pode armazenar valores negativos).
Exemplo:
int idade = 30;
long populacaoMundo = 7800000000L;
short temperatura = -5;
byte numeroDeMeses = 12;
- Ponto Flutuante:
float
: Representa um número de ponto flutuante de precisão simples de 32 bits.double
: Representa um número de ponto flutuante de precisão dupla de 64 bits (mais preciso que ofloat
).decimal
: Usado para cálculos financeiros com maior precisão (128 bits).
Exemplo:
float precoProduto = 9.99f;
double distancia = 1256.75;
decimal salario = 2500.50m;
- Booleano:
bool
: Representa um valor lógico, podendo sertrue
(verdadeiro) oufalse
(falso).
Exemplo:
bool estaChovendo = true;
- Caracteres:
char
: Representa um único caractere Unicode de 16 bits.
Exemplo:
char letra = 'A';
2. Tipos de Referência
Os tipos de referência armazenam um ponteiro para o local na memória onde o valor real está armazenado. Quando você altera o valor de uma variável de tipo de referência, isso pode afetar outras variáveis que se referem ao mesmo objeto.
- String:
string
: Representa uma sequência de caracteres Unicode. Diferente dos outros tipos de valor,string
é um tipo de referência.
Exemplo:
string nome = "Maria";
- Objetos:
- Tipos definidos pelo usuário, como classes, interfaces e arrays. Por exemplo, quando você cria uma instância de uma classe, a variável que armazena esse objeto será do tipo de referência.
Exemplo:
Carro meuCarro = new Carro();
Inicialização de Variáveis
Uma variável pode ser declarada sem ser inicializada, mas sempre que uma variável for usada, ela deve ser inicializada com um valor.
Inicialização com valores padrão
- Tipos de valor têm valores padrão atribuídos se não forem explicitamente inicializados. Por exemplo:
int
tem o valor padrão de 0.bool
tem o valor padrão defalse
.double
tem o valor padrão de 0.0.char
tem o valor padrão de '\0' (caractere nulo).
Exemplo:
int idade; // Variável do tipo inteiro sem inicialização (valor padrão é 0)
Console.WriteLine(idade); // Saída: 0
Inicialização com valores explícitos
É sempre uma boa prática inicializar as variáveis com valores explícitos ao declarar, para garantir que não hajam erros no uso da variável.
int idade = 25;
bool estaChovendo = false;
Variáveis Constantes
Em C#, você pode definir constantes, que são variáveis cujo valor não pode ser alterado depois de definido. Para declarar uma constante, você usa a palavra-chave const
antes do tipo de dado.
Exemplo:
const double PI = 3.14159; // O valor de PI não pode ser alterado
O valor de uma constante deve ser conhecido no momento da compilação, ou seja, ela não pode depender de cálculos em tempo de execução.
Variáveis Locais, de Instância e Estáticas
- Variáveis Locais: São declaradas dentro de um método, construtor ou bloco de código e só podem ser acessadas dentro desse escopo.
void Metodo()
{
int numero = 10; // Variável local
Console.WriteLine(numero);
}
- Variáveis de Instância: São variáveis que pertencem a uma instância de uma classe. Elas podem ser acessadas por qualquer método dentro da classe.
public class Carro
{
public string modelo; // Variável de instância
}
- Variáveis Estáticas: São variáveis que pertencem à própria classe, em vez de a uma instância específica da classe. Elas são compartilhadas entre todas as instâncias da classe.
public class Carro
{
public static int numeroDeCarros = 0; // Variável estática
}
Exemplo Completo com Vários Tipos de Variáveis
using System;
class Programa
{
public static void Main()
{
// Tipos de valor
int idade = 25;
double altura = 1.75;
bool estaChovendo = false;
char primeiraLetra = 'A';
// Tipos de referência
string nome = "Carlos";
Carro meuCarro = new Carro();
// Variável constante
const double PI = 3.14159;
// Imprimindo valores
Console.WriteLine($"Nome: {nome}");
Console.WriteLine($"Idade: {idade}");
Console.WriteLine($"Altura: {altura}");
Console.WriteLine($"Está chovendo? {estaChovendo}");
Console.WriteLine($"Primeira letra: {primeiraLetra}");
Console.WriteLine($"Valor de PI: {PI}");
}
}
public class Carro
{
// Variável de instância
public string modelo;
// Construtor
public Carro()
{
modelo = "Fusca";
}
}
Resumindo sobre Variáveis em C#
- Declaração: Uma variável é declarada com um tipo e um nome.
- Tipos: C# tem tipos de valor (como
int
,bool
,char
) e tipos de referência (comostring
, objetos). - Inicialização: Variáveis podem ser inicializadas com valores no momento da declaração.
- Constantes: Variáveis cujo valor não pode ser alterado após a inicialização são declaradas com a palavra-chave
const
. - Escopo: Variáveis locais só são acessíveis dentro de um método ou bloco de código, enquanto variáveis de instância pertencem a objetos e variáveis estáticas pertencem à classe.
Entender como usar e manipular variáveis é essencial para trabalhar com qualquer tipo de dados em C# e construir programas eficientes e funcionais.
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